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7 Dicas de Ouro para o Start no Sucesso dos Resultados de PME’s – Pequenas e Médias Empresas


É compreensível as dificuldades e os desafios encontrados pelos Empresários de PME’s no mercado brasileiro, desde a dificuldade de captar recursos nas instituições financeiras, carga tributária na composição do preço de venda, gestão de pessoas, implantação de tecnologias, concorrência e a economia local e/ou global (dependendo de cada negócio).


Como manter e/ou melhorar os resultados financeiros?

Isso é o grande dilema, pois o empresário trabalha muito, podendo chegar até 80 horas semanais e no final do mês o resultado financeiro, ou melhor, o que gerou de $ (dinheiro) foi muito próximo do zero ou em alguns casos ficou negativo.


Se você empresário se identificou com essa situação, a primeira coisa é admitir que precisa de ajuda de um especialista, um profissional que irá lhe auxiliar nesse processo. Digo isso, porque se não admitir o quanto antes, o resultado do negócio só piora, chegando à perda do patrimônio, do negócio, podendo até perder os amigos e a família. Peter Drucker se refere dessa forma: “O tomador de decisão eficaz compara o esforço e o risco de ação com o risco de inação.”


Algumas importantes e simples Dicas de Ouro que farão inicialmente toda a diferença no sucesso do seu negócio:


1. Definir os principais indicadores de resultado: Avaliar e identificar dentro do seu negócio os principais indicadores que são necessários para a gestão de resultados. Dica de Ouro: Defina no máximo 8 indicadores, simples e fáceis, tanto de medir como de confiança; Peter Drucker se refere dessa forma: “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito.”


2. Identificar a referência desses resultados no mercado e no segmento que atua: Avaliar e identificar os principais concorrentes do mesmo segmento e mercado e os resultados que eles geram em seus negócios. Dica de Ouro: Fazer networking com os empresários; o que deve ser concorrente é o negócio e não as pessoas. Peter Drucker se refere dessa forma: “O conhecimento é o único recurso significativo hoje em dia.”


3. Definir as metas com base nas referências identificadas: Avalie os resultados identificados e criei uma projeção escalonável como meta para se posicionar no mercado. Dica de Ouro: Levar em consideração os indicadores e projeções econômicos no mercado em que atua. Peter Drucker se refere dessa forma: “Em uma empresa pode-se fazer com que os pontos fortes sejam eficazes, e pontos fracos, irrelevantes.”


4. Fazer um planejamento estratégico para atingir as metas: Após as metas e o tempo definidos, realize um planejamento do que deverá ser realizado para atingir essas metas. Dica de Ouro: A ação é mais importante do que a intenção (nesse caso o planejamento), então execute cada ação planejada. Peter Drucker se refere dessa forma: “A causa mais comum do fracasso é a incapacidade ou falta de vontade de mudar diante das exigências de uma nova posição.”

5. Controlar diariamente a gestão do caixa: Verifique diariamente o fluxo de caixa, identificando as necessidades e corrigindo a rota no decorrer do período. Dica de Ouro: Crie o hábito da primeira ação do dia: verificar o saldo, o quem tem para receber e o que tem para pagar. Peter Drucker se refere dessa forma: “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa.”


6. Controlar: Uma das principais perdas de recursos de um negócio, é quando está com a “torneira aberta”, gastando muitas vezes o desnecessário que no final do mês irá fazer falta. Dica de Ouro: Só compre o que realmente for necessário, para saber o que é necessário, se pergunte: Isso irá agregar valor ao meu cliente? Ele vai perceber isso? Peter Drucker se refere dessa forma: “O que pode ser medido, pode ser melhorado.”


7. Clientes: Esse público que chamamos de cliente é o nosso “chefe”, o que devemos conhecer, seu comportamento, suas necessidades, seus desejos, e o mais importante: Por que ele compra na minha empresa? Qual o diferencial competitivo que ele enxerga e faz tomar a decisão de comprar? São algumas perguntas fundamentais para conhecer de fato os clientes. Dica de Ouro: Primeiramente crie um cadastro de clientes e realize pesquisas com os clientes periodicamente. Peter Drucker se refere dessa forma: “A única fonte de lucro é o cliente”.


A gestão de um negócio é fundamental para o sucesso, o conhecimento é a base da gestão, estar sempre se atualizando na busca do conhecimento é o fator chave para o resultado. Peter Drucker para quem não conhece é considerado o Pai da Administração, teve uma carreira sólida como especialista em negócios, suas ideias aparentemente simples, mas muito provocadoras e eficaz, geraram uma revolução na maneira de pensar a gestão dos negócios.


Para finalizar, a Dica de Ouro Extra: o investimento num profissional para auxiliá-lo é muito mais barato que se imagina, ele se paga em um curto espaço de tempo. Peter Drucker se refere dessa forma: “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas.”


Vamos criar oportunidades juntos?


Ernesto Berkenbrock

TECNITRI – Gestão Empresarial

47 9 9911-0526

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